Tucano é resgatado pela Guarda Ambiental de Niterói próximo ao Caminho de Darwin PDF Imprimir E-mail

tucano

17/11/2020-Um tucano foi resgatado nesta terça-feira ( 17), pela Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, na rua Pau Brasil, no Engenho do Mato , próximo o Caminho de Darwin. A ave foi encontrada por um morador após bater numa árvore a cair e, está sendo encaminhada para  Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. Na última semana os agentes restaram o filhote de tucano no Baldeador que também foi encaminhado para o centro de especialização .

Segundo os guardas municipais  que resgataram o Tucano após uma chamada através do número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública ( Cisp), o animal estava com a asa cortada , mas aparentemente não apresenta nenhum ferimento.

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói orienta que, em casos como esse, é importante que a população não toque nos animais e entre em contato através do número 153 que atende no Centro Integrado de Segurança Pública, para que o resgate possa ser feito de forma adequada e os parceiros corretos acionados para atendimento ao animal.

“Acreditamos que por ele estar com a asa cortada ele possa ser mantido na casa de alguém e fugiu . Então o melhor lugar é o CRAS para que  receba o acompanhamento adequado com outros de sua espécie “ explica  Jociley Pereira Neves , coordenador da Guarda Ambiental .

Reintegração – A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, resgatam o animal, que tem suas condições físicas avaliadas pela equipe e, caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima. Apenas neste ano, a Guarda foi responsável pelo resgate de mais de  dois mil  animais silvestres.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.