Reunião com representantes do setor privado de saúde define estratégias de combate à pandemia em Niterói PDF Imprimir E-mail

21/12/2020 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou nesta segunda-feira (21) de uma reunião por videoconferência com representantes do setor privado de saúde no município. No encontro, organizado para discutir a situação da pandemia do coronavírus na cidade, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para analisar diariamente a evolução dos casos da Covid-19. O prefeito fez um pedido para que as unidades privadas de saúde fizessem um esforço para a abertura de novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 nos próximos 20 dias, além de defender uma cota de leitos para moradores de Niterói.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 19.990 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 20.902 casos confirmados da doença e 160 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 586 óbitos. Rodrigo Neves ressaltou que Niterói tem hoje 85% dos leitos da rede privada ocupados e uma taxa de 70% de ocupação nos leitos da rede pública disponíveis para o tratamento da Covid-19.

A cidade permanece no estágio amarelo nível 2 – alerta máximo e o indicador síntese está em 8.8. O indicador síntese é composto de 12 critérios, como número de leitos disponíveis, casos confirmados e número de óbitos, e orienta o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. Quando o indicador chegar em 5, a cidade passa para o estágio amarelo nível 1 – alerta, e novas atividades serão permitidas. Caso o indicador atinja 10, a cidade chega no estágio laranja – atenção máxima, e novas medidas de restrição poderão ser implantadas.

"Niterói já realizou mais de 165 mil testes para Covid-19, seja nas unidades básicas de saúde ou através do sistema de drive thru, pelo aplicativo Dados do Bem. Isso nos permite ter um melhor rastreamento dos infectados e maior controle da evolução da pandemia. Além disso, já foram distribuídas mais de 400 mil máscaras nos últimos 20 dias por agentes do programa Médico de Família e equipes das administrações regionais e isso tem um papel educativo, para orientar a população sobre a importância do uso de máscaras e do cumprimento dos protocolos de higiene e distanciamento social para que Niterói siga vencendo essa guerra contra o coronavírus", afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou que a Guarda Municipal vai intensificar as ações para orientar a população sobre a necessidade do uso de máscaras quando for preciso ir às ruas e que as equipes de fiscalização estarão verificando se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo os protocolos de higiene e de distanciamento social.

Além disso, ressaltou que as comemorações de Réveillon  estão suspensas em Niterói. Não haverá nenhum evento nas praias da cidade para evitar aglomerações. E, no dia 31 de dezembro, casas de festas, bares, clubes, restaurantes e quiosques e locais similares poderão funcionar somente até 18 horas e todos os eventos com cobrança de ingressos estão proibidos.

“Nossa orientação é que não haja nenhum tipo de evento neste final de ano que não seja o das famílias, com pessoas que já estão convivendo. Nosso objetivo é salvar vidas, evitar a disseminação do novo coronavírus. Reforço esse pedido para os niteroienses porque estamos observando um grande aumento do número de casos e óbitos na Região Metropolitana. O momento é de termos uma celebração de Natal simples, em família, evitando aglomerações", observou o prefeito.

Calendário - O prefeito também anunciou o calendário de pagamentos dos benefícios de programas sociais e econômicos desenvolvidos pelo Município. O Empresa Cidadã terá seu aporte de recursos nos dias 5 e 7 de janeiro e o programa Renda Básica terá o crédito efetuado entre os dias 8 e 14, assim como o Busca Ativa e o benefício concedido aos MEIs.