Em nova etapa do plano de imunização, Prefeitura de Niterói iniciará vacinação de idosos acamados acima de 90 anos na quarta-feira (03) PDF Imprimir E-mail

01/02/2021 - A Prefeitura de Niterói inicia, nesta quarta-feira (03), a vacinação de idosos acamados acima de 90 anos. O agendamento deve ser feito através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , e as mensagens devem conter nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato. Nesta terça-feira (02), as policlínicas do Barreto, Itaipu, Sérgio Arouca e Carlos Antônio da Silva seguem imunizando os idosos a partir de 90 anos. O cronograma foi anunciado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, nesta segunda-feira (01), em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura.

O prefeito Axel Grael frisou a importância da continuidade dos cuidados para prevenção do contágio da Covid-19 e fez um apelo ao público-alvo que está sendo vacinado.

“Estamos trabalhando para que a imunização ocorra de forma organizada e contamos com a ajuda da população. Tivemos um número grande de pessoas chegando aos postos de vacinação logo nas primeiras horas do dia. No restante do dia, a imunização transcorreu com absoluta tranquilidade. Para evitar transtornos, recomendamos que, se possível, as pessoas compareçam aos postos em outros horários”, afirmou o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, em cada local de vacinação, há uma equipe da área do idoso para receber e encaminhar a pessoa ao local de vacinação, verificando a necessidade de cada um.

Todas as unidades contam com cadeiras de rodas disponíveis para os idosos, e o local de aplicação foi instalado próximo à entrada de cada Policlínica para evitar longos deslocamentos. Depois de vacinado, o idoso é mantido na policlínica por um período pequeno em observação.

Segundo o cronograma, na quinta e sexta-feira (04 e 05), o município vai retomar a vacinação dos profissionais de saúde a partir de 60 anos que ainda não se vacinaram, nas quatro policlínicas. Ao comparecer para a vacinação, os profissionais de saúde devem apresentar o registro profissional, número do CPF ou CNS e documento de identidade com foto. Sem a documentação, a imunização não será possível. A divulgação das próximas etapas do calendário depende do envio de novos lotes de vacina pelo Governo Federal.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, explicou que o processo de vacinação está sendo conduzido de acordo com o número de doses disponíveis para imunização.

“As equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando e trabalhando diariamente. Apesar da grande procura, especialmente nos últimos dias, conseguimos atender a população de forma rápida, ágil e segura. Na próxima transmissão ao vivo, na quinta-feira, anunciaremos, de forma transparente, o calendário de vacinação da próxima semana. Já estamos com toda a estrutura para fazer o esquema drive-thru de vacinação, aguardando que tenhamos as doses suficientes para colocar esse sistema em funcionamento”.

Apoio a empresas - A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, informou que os depósitos de fevereiro para o programa Empresa Cidadã 1 serão efetuados nesta terça-feira (02) e para o Empresa Cidadã 2, na quinta-feira (04). Já os taxistas inscritos no programa Taxista Amigo receberão o auxílio no dia 18.

Benefícios sociais - O depósito para os Microempreendedores Individuais (MEIs) será feito no próximo dia 8. No dia 9, será a vez de todas as categorias profissionais do Busca Ativa, como quiosqueiros, catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes cadastrados, pescadores, produtores agroecológicos, entre outros.

Os beneficiários inscritos no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 10, 11 e 12. No dia 10, recebem o crédito os inscritos com iniciais do nome de A até F. No dia 11, será a vez daqueles com nomes iniciados pelas letras de G até M. E no dia 12, aqueles com nomes iniciados de N até Z.

As famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z.

Boletim - A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 26.495 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 27.646 casos confirmados da doença e 197 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 739 óbitos.