Escolas da rede municipal de Educação passam por obras de infraestrutura, sanitização e limpeza PDF Imprimir E-mail

photo5046572112101353838 (1)

04/03/2021 - O secretário municipal de Educação de Niterói, Vinicius Wu, e o presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, visitaram nove escolas da rede municipal de Niterói nesta quinta-feira (04). Além de acompanhar o trabalho de obras de infraestrutura e reparos nas unidades, o objetivo das visitas é conhecer as demandas escolares e o plano local de cada unidade para retomada do ano letivo.

"Essas visitas têm por objetivo discutir a implementação dos planos locais nesse processo de retomada das aulas. Estamos identificando as principais questões, analisando a situação de cada uma das escola e construindo soluções para garantir um retorno seguro. Nossa intenção é visitar todas as unidades escolares antes do retorno, e através do diálogo com as direções, com os professores e com todos que participaram dos planos locais, nós vamos consolidar uma estratégia de retomada que tenha como objetivo garantir a segurança sanitária das nossas escolas e o direito fundamental à educação na nossa cidade", disse o secretário Vinicius Wu.

O presidente da FME, Fernando Cruz, lembrou que Niterói é a segunda cidade que mais investe em educação no Brasil, sendo a primeira do Estado. Ele ainda ressaltou a importância de acompanhar as ações para a retomada das aulas e dar apoio à comunidade escolar.

“Essas visitas são fundamentais para que possamos ampliar o diálogo com as direções escolares e fiscalizar o desenvolvimento das obras de manutenção e modernização de nossas escolas”, comentou Fernando.

Maria Claudia Mendonça, diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Lizete Fernandes Maciel, recebeu a visita da equipe da secretaria. A unidade está passando por obras de reforma e ampliação, ganhando mais quatro salas e banheiros, além de pintura interna e externa. A entrega da obra da escola faz parte das metas de 100 dias de governo.

"Éramos uma creche comunitária que foi absorvida pela prefeitura em 2013. Desde então, passamos por muitas obras de manutenção e reforma, que são importantes para atender nossos alunos com qualidade e segurança", disse a diretora.

Pela manhã, as unidades visitadas foram o Núcleo Avançado de Educação Infantil (NAEI) Ângela Fernandes (Cafubá), as Escolas Municipais Maralegre (Cafubá) e Eulália da Silveira Bragança (Piratininga), a Umei Lizete Fernandes Maciel (Jacaré) e a Umei Professora Áurea Trindade de Menezes (Itaipu). Na parte da tarde, a visitação seguiu para E.M. Francisco Portugal Neves (Piratininga), E.M. Honorina de Carvalho (Pendotiba), E.M. Antinéia Silveira Miranda (Caramujo) e foi encerrada na E.M. Paulo Freire (Morro do Céu).

Volta às aulas - O início do calendário escolar está previsto para 25 de março. A decisão sobre o formato do retorno das aulas, remoto ou híbrido, vai acontecer após uma análise do cenário da pandemia feita pela Prefeitura em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, aliado aos dados da consulta pública da Educação. As unidades da rede municipal de ensino estão distribuindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de uso coletivo para garantir a segurança de alunos e profissionais da educação. As unidades já receberam termômetros digitais, máscaras de pano, sabonetes líquidos, lixeiras com pedal e álcool em gel e, nos próximos dias, receberão face shield e tapete sanitizante, além da sanitização que vem sendo feita em todas as escolas da rede.