Prefeitura de Niterói mantém medidas restritivas por mais 10 dias e prorroga benefícios sociais PDF Imprimir E-mail

11/03/2021 - A Prefeitura de Niterói manterá, até pelo menos 21 de março, as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. As determinações reforçam iniciativas para o combate à Covid-19, devido ao aumento de casos e elevação no indicador síntese de monitoramento da doença. Em outra iniciativa de enfrentamento ao vírus, o prefeito Axel Grael sancionou o projeto de lei aprovado pelo Legislativo que  prorroga os programas Renda Básica Temporária, Busca Ativa e Empresa Cidadã até julho de 2021. Axel também sancionou o projeto que ratifica a participação municipal no consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

O Renda Básica Temporária e Busca Ativa atendem cerca de 50 mil famílias, que recebem um cartão que pode ser usado em mercados e farmácias. Todo mês é depositada a quantia de R$ 500 pela Prefeitura. Já o Empresa Cidadã é destinado ao pagamento de um salário mínimo para determinado número de funcionários de micro e pequenas empresas da cidade. A previsão de investimento com a prorrogação dos programas por mais quatro meses é de aproximadamente R$ 164 milhões.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que o Gabinete de Crise está acompanhando, diariamente, os indicadores de monitoramento de casos de Covid-19 na cidade. Ele frisou que a Prefeitura está trabalhando para auxiliar as pessoas que mais precisam e também as empresas que geram empregos para o município.

De acordo com o  prefeito, as despesas de Niterói com a Covid-19, no ano passado, foram na ordem de R$ 500 milhões. Ele enfatizou que, com a renovação dos benefícios nestes primeiros três meses de 2021, e mais os quatro meses que virão de acordo com a prorrogação até julho, serão mais R$ 300 milhões investidos na capacidade de superar esse momento, investindo tanto nas famílias que mais precisam como nas empresas da cidade.

“Estamos há um ano neste trabalho de enfrentamento da pandemia. Niterói foi pioneira em várias iniciativas. Fomos a primeira cidade a ter isolamento social, a fazer a sanitização das ruas, a implantar o programa de Renda Básica Temporária para 50 mil famílias. Vamos continuar avaliando as condições da pandemia e temos que olhar para o que está acontecendo no país, cidades como São Paulo, estão com a bandeira vermelha, várias partes do País passando por situação dramática. Niterói não está assim, mas se a gente não tomar as providências necessárias podemos chegar a isso também. Não podemos esperar aumentar o número de óbitos para tomar medidas que são necessárias. Precisamos gerenciar essa crise como estamos fazendo há um ano”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que os números das últimas semanas e últimos dias comprovam o acerto da medida de não esperar chegar no estágio laranja para tomar as medidas de restrição de circulação. Segundo o secretário, na última semana o Hospital Municipal Oceânico de Niterói saiu de 63 internados para 93 internados até a manhã desta quinta-feira (11), um aumento de 30 pessoas em um período de 10 dias, mesmo com o registro de altas médicas.

“A gente vinha alertando sobre estas questões nas últimas semanas, e percebemos aumento no nosso indicador síntese que foi para 7,3, depois para 8,8 na quinta-feira passada, e chegou a 9,38 devido a novos casos. Em seguida, registrou uma redução chegando a 8,68, mas agora, pela taxa de crescimento de internações que aumentou a velocidade de forma expressiva, retomamos para 9,38. Vamos tomar nossas medidas com base na ciência, nas experiências internacionais e no aprendizado de um ano gerindo a crise de forma intensa e com muita responsabilidade. Desta forma, fica claro que é fundamental manter as medidas restritivas para reduzir o crescimento de casos e controlar as internações. O Brasil está no pior momento da pandemia e não temos indícios de que está passando. Vários estados em colapso e regiões perto de 100 % da taxa de ocupação de leitos. Estamos olhando para o que está acontecendo e precisamos gerenciar a proteção da vida dos niteroienses. Mas a população precisa continuar fazendo a sua parte também”, disse.

Calendário de vacinação - A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira o novo calendário de vacinação. Nesta sexta-feira (12) e na próxima segunda-feira (15) serão vacinados idosos com mais de 77 anos. Na terça (16) e na quarta-feira (17) será a vez dos idosos com 76 anos. Quinta (18) e sexta-feira (19) serão vacinados idosos a partir de 75 anos.

Até a última quinta-feira (10), 38.834 pessoas já haviam sido imunizadas em Niterói. Desse total, 14.773 já receberam a segunda dose. Entre os idosos com mais de 78 anos, foram vacinados 18.699 com a primeira dose e 2.077 com a segunda. Foram vacinados 17.331 profissionais de saúde.

Restrições - De acordo com as medidas previstas no decreto publicado na última sexta (05), bares e restaurantes podem ficar abertos até 18h. Música ao vivo não é permitida. Os estabelecimentos comerciais de rua abrem às 10h e fecham às 19h. Shoppings centers abertos de 12h às 22h. O objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.

O funcionamento dos quiosques das praias está suspenso, assim como a prática de atividades e esportes coletivos. As atividades individuais estão permitidas. A permanência de indivíduos em espaços públicos entre 23h e 5h está proibida. A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, está recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.