logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal resgata jacaré de papo-amarelo e um gavião PDF Imprimir E-mail


25/03/21
– Dois animais foram resgatados nesta quinta-feira (25) por equipes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói. Em Várzea das Moças, os agentes encontraram  um gavião de cabeça cinza no quintal de uma casa. E em Piratininga, Funcionários que trabalham nas obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, na Região Oceânica, encontraram um jacaré de papo-amarelo na foz do Rio Cafubá.


O gavião, que normalmente se esconde em florestas, é muito rápido e difícil de ser visto, foi encontrado pelos moradores da casa em seu quintal, aparentando estar debilitado, e acionaram os agentes através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O procedimento é o recomendado pela Coordenadoria Ambiental, que pede que, sempre que uma pessoa encontrar um animal silvestre, de entrar em contato imediatamente para que o resgate possa ser feito .

“É a primeira vez que resgatamos um gavião desta espécie. Eles ficam nas matas e são extremamente rápidos. Ele não está conseguindo voar, então acreditamos que ele possa ter batido em algum local e acabou caindo no quintal da casa. Os moradores o colocaram numa caixa d’água para ele não ser atacado por outro animal ou não se machucar, e nos chamaram. Vamos levá-lo para avaliação e tratamento, caso seja necessário”, explicou Jociley Pereira, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói, observando que o gavião de cabeça branca é uma das mais belas aves de rapina.

Já o réptil foi resgatado pelos guardas da Coordenadoria Ambiental, que em menos de uma hora realizou o resgate e reintegrou o animal à natureza na área de proteção ambiental do manguezal de Itaipu. O local da soltura faz parte de uma área do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) para onde vem sendo levadas várias espécies encontradas ou resgatadas na cidade, para o repovoamento e a manutenção da fauna. Além de jacarés, garças e capivaras já foram reintegradas na área, entre outras espécies .

A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói informa que todos os animais que são capturados têm as suas condições físicas avaliadas pela equipe, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima .


Já os que precisam de atendimento veterinário são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Atendimento de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), Centro de Animais Marinhos, ou Instituto Vital Brazil, no caso de cobras venenosas.

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ