logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Mobilidade Urbana Sustentável é tema de seminário em Niterói PDF Imprimir E-mail

 

 

O 1º Seminário Sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói será aberto na próxima quinta-feira (14-04), com a palestra “T.O.D. – Transit  Oriented  Development –Contribuição Para Uma Cidade Sustentável,  do presidente da Nittrans, Sergio Marcolini . O tema trata de novas formas viáveis de superação das dificuldades de locomoção impostas pelo conceito urbano vigente há décadas e que privilegia unilateralmente o automóvel  como meio de transporte. O seminário acontecerá dias 14 e 15, das 18 às 22 horas e 16 de abril, às 9 horas,  no La Salle-Institutos Superiores, em Santa Rosa. O evento terá  participação de profissionais ligados à área, administração pública e sociedade civil, inclusive de outros países, para discutir o uso de formas eficientes de transporte, e alternativas de locomoção, principalmente o ciclismo.

 

Serão realizadas seis palestras para cada dia do seminário, com duração de 20 minutos cada uma.  Após a  palestra do presidente da Nittrans, Sergio Marcolini, na abertura do evento, estão previstas a participação de Cláudio Silva, coordenador do Programa Bicicleta Brasil, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana -Ministério das Cidades-, seguido de Simone Costa, da Rio Urbe, sobre “A importância da sociedade civil no desenvolvimento de projetos cicloviários”.

No primeiro dia, o programa segue com o  estatístico da Nittrans, Luciano Santos, que apresentará o resultado da pesquisa Nitbikers, feita pela internet sobre o uso da bicicleta na cidade. O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio, Cláudio Santos, com o tema “Solução para Entregas Rápidas nos Grandes Centros Urbanos”, seguido pelo secretário de Transportes do Estado do Rio, Sebastião Rodrigues, acompanhado do coordenador do Projeto Rio Estado da Bicicleta, Mauro Tavares.

Especialistas brasileiros e estrangeiros - O autor do projeto “Estatuto da Bicicleta de Niterói”, atual secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, fará a palestra de abertura no segundo dia do evento. A seguir, o representante da Transporte Ativo-RJ, Zé Lobo, falará sobre “A bicicleta, Ontem, Hoje e Amanhã.” O holandês Warner Vonk (I-Fluxo) discorrerá sobre “Comparação entre o planejamento cicloviário e uso da bicicleta”, seguido do norte-americano Jonas Hagen, do ITDP, que terá como palestra “Melhores práticas e integração com o transporte público”. O segundo dia do seminário terminará com as palestras de Ricardo Corrêa (TC Urbes - Projetos Urbanos - SP), com o tema ”Plano de Mobilidade Urbana Sustentável- Por uma Cidade Amiga da Bicicleta” e Felipe Aragonez (secretário Geral do Instituto CicloBR e Bike Repórter Eldorado/ESPN-SP), sobre “Bicicleta É Um Veículo de Transporte, Respeite!”

No sábado, último dia do evento, as palestras começam às 14 horas, com apresentação de Arturo Alcorta, presidente da União dos Ciclistas do Brasil, sobre “A intenção política, a construção de ciclovias e ciclista pobre”. Renata Falzoni (ESPN-SP) falará sobre “A Especiência de Se Transportar em 223Países ao Redor do Mundo- A visão de Uma Vídeo Repórter e Ativista da Bicicleta” e Carlos Eugênio, atleta olímpico do Rio de Janeiro, sobre “A Bicicleta Certa”, enquanto Carlos Aranha, da Ciclocidade - Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, Capital), discorrerá sobre “Sociedade Civil na Luta pela Mobilidade Humana: A Experiência de São Paulo.”

O ciclo de palestras termina com apresentação de João Paulo Amaral (Bike Anjo-SP), sobre “Mudança de cultura por uma cidade ciclável”, seguido de Dylan Passmore (IBI Group-Canadá) sobre “Ruas Integrais” e Thais de Lima e Juliana DeCastro - Veli Mobi (RJ), sobre “Mobilidade Sustentável: Cicloturismo - Oportunidade de Crescimento Local.

 

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ