Secretário de Saúde abre oficialmente a campanha de vacinação neste sábado em Itaipu PDF Imprimir E-mail

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Programa de Imunização, já vacinou até o momento contra a gripe 8.828 pessoas nas policlínicas de Niterói, sendo 705 crianças (cobertura de 7,86%), 711 profissionais de saúde (11,58%), 334 gestantes (7,56%) e 7078 idosos (8,79%). Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, o presidente da fundação municipal de Saúde, secretário Euclides Bueno Neto, abrirá neste sábado (30/04), às 9h, o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, na Policlínica Regional de Itaipu, estrada do Engenho do Mato, s\nº, ocasião em que receberá uma dose da vacina. Durante o dia, todas as unidades básicas, policlínicas regionais e comunitárias e módulos do Programa Médico de Família estarão funcionando, das 8 às 17 horas, para atender à população-alvo da Campanha.

Este ano, a população-alvo foi ampliada e atenderá, além dos idosos com mais de 60 anos, as crianças de seis e 23 meses, as gestantes em qualquer fase da gravidez e os trabalhadores da saúde.  Até agora, foram vacinadas 312 crianças de uma população-alvo deste segmento em torno de 8.973 habitantes, com uma cobertura de 3,48%; em trabalhadores de saúde já foram aplicadas 329 doses da vacina, com cobertura de 5,35% para uma estimativa de 6.138 feita pelo Ministério da Saúde, muito embora no ano passado fossem vacinados 15 mil trabalhadores da área da saúde de Niterói. Em gestantes foram 141 doses, com cobertura de 3,19% dos 4.417 habitantes. Nos maiores de 60 anos, foram aplicadas 2.775 doses, com cobertura de 3,45 numa população de cerca de 80.494. Os indígenas são 64 habitantes em Niterói, que receberão a vacina por uma equipe da Funasa.

A FMS  conta com mais de 70 mil doses da vacina, que protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). Após o Dia da Mobilização Nacional, a vacinação continuará disponível nas unidades da Rede de Saúde de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até 13 de maio, data do encerramento da campanha de 2011.

As crianças entre seis e 23 meses receberão duas doses da vacina. É essencial que a criança retorne ao mesmo posto de saúde 30 dias depois para receber a segunda dose. As pessoas portadoras de doenças crônicas deverão aguardar o encerramento da campanha, em 13 de maio, para serem vacinadas nas unidades de saúde.

Para atendimento nos postos de saúde é necessário que as pessoas pertencentes à população-alvo compareçam com o cartão de vacinação, documento de identidade e, no caso de trabalhadores da área de saúde, estejam munidos de documento que comprove o local de trabalho.

Contraindicação

A vacinação contra a gripe não é indicada a quem tem alergia severa à proteína do ovo. As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, assim como as que já apresentaram a Síndrome de Guillain Barré devem consultar o médico primeiro. O Ministério da Saúde distribuiu 32.750.000 milhões de doses da vacina em todo o País.