logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Maternidade Municipal Alzira Reis comemora sétimo aniversário PDF Imprimir E-mail

Unidade já realizou quase 10 mil partos nos últimos sete anos

  

7AMMARA direção e os profissionais de saúde da Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR), da Fundação Municipal de saúde (FMS), estão comemorando o sétimo aniversário da unidade, nesta quarta-feira (11/05), a partir das 14h30. Na ocasião, entre outras atividades programadas, haverá a apresentação de um amplo relatório, no qual um dos dados que mais chamam a atenção é a realização de 9.850 nascimentos.

 

A MMAR conta com equipes completas 24 horas por dia, mobilizando obstetras, pediatras, anestesistas, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermeiros com especialização em obstetrícia e pediatria. Estes profissionais oferecem atendimento às gestantes de baixo risco, residentes no município, e contam com o apoio dos Hospitais Universitário Antonio Pedro (Huap) e Estadual Azevedo Lima (HEAL), para suporte nos casos de alta complexidade

 

A maternidade dispõe de 22 leitos obstétricos, que vem atendendo à demanda sem que ocorra superlotação. Isso se deve a alta rotatividade, pois as gestantes não apresentam complicações. E ainda: a implantação de políticas de humanização permitiu que o pai acompanhasse a futura mamãe desde o trabalho de parto até o nascimento, dentro de uma estratégia que vem atendendo às políticas de proteção à criança e ao adolescente.

 

Registros

 

O convênio com o Cartório do 2º Ofício, feito em novembro de 2009, proporcionou nos últimos sete anos, a emissão de 935 registros dentro da própria unidade. Outra conquista fez com que equipes do serviço social, em parceria com a Associação Amigos da Maternidade (AAMAR), distribuíssem periodicamente enxovais às mães carentes.

 

Na MMAR uma equipe se responsabiliza em estimular a gestante a amamentar ainda na sala de parto. O trabalho prossegue em um espaço dedicado ao aleitamento materno, por meio de um grupo de gestantes.  A maternidade se tornou também referência em ensino e treinamento, mantendo um Centro de Estudos e educação permanente, por meio de convênio com a Universidade Federal Fluminense.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ