O Santo e a Porca no Municipal PDF Imprimir E-mail

O Teatro Municipal de Niterói apresentará a leitura dramatizada da peça O Santo e a Porca, escrita por Adriano Suassuana, no dia 31 de maio, ás 19h. O evento será gratuito e 30 minutos antes do espetáculo serão distribuídas 200 senhas.

O Santo e a Porca:

A peça conta a história de Euricão Engole Cobra, um viúvo avarento, que guarda todo seu dinheiro numa porquinha velha, mas é muito devoto de Santo Antônio. Sua filha Margarida quer casar com Dodó, mas o pai dele, Eudoro, não deixa. Benona, tia de Margarida, quer casar com Eudoro, mas ele não sabe. Pinhão e Caroba querem se casar, mas não têm dinheiro. Toda essa confusão é articulada com genialidade por Ariano Suassuna em mais uma de suas comédias farsescas, pertencente, como as demais obras do autor, ao Movimento Armorial, que busca a erudição a partir de manifestações genuinamente populares.   Para escrever “O Santo e a Porca”, Suassuna buscou inspiração na Aulularia do escritor romano Plauto. Sagrado e profano, devoção e ambição, são dicotomias humanas que nos acompanham através dos tempos, por isso o tema é sempre atual, e nos permite rir de nós mesmos.

A Companhia Teatral Recontando Conto, responsável pela leitura dramatizada de “O Santo e a Porca” no III Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói, atua desde 2002 e é uma atividade ligada à Casa Maria de Magdala, instituição sem fins lucrativos que atende a portadores do HIV. Todos os seus integrantes trabalham de forma voluntária e respondem pela totalidade das produções, desde os desenhos de figurino, até as apresentações finais, passando pela construção de cenários, sempre privilegiando atitudes sustentáveis e materiais reciclados.  À frente da Companhia desde 2008, a diretora Andréa Terra busca equilibrar o trabalho do grupo com prática e teoria. A pesquisa é incentivada, segmentada em Oficinas de Prática Teatral Jovem (até 14 anos) e Prática Teatral Adulta, para maiores de 14 anos. As atividades da Companhia ocorrem aos domingos (com exceção do 1º de cada mês) das 15h às 19h na Casa Maria de Magdala, Estrada Washington Luiz, 1956 fds, Sapê, Niterói, RJ.

O Santo e a Porca: "Imitação Nordestina” tem direção de Andréa Terra, preparação vocal de Wellen Barros e os artistas Aninha Pessa, Douglas Ramalho, Elisa Pessa, Felipe Barros, Felippe Ronan, Henrique Moraes, Jordana Corrêa, Julia Onofre, Ludmyla Nascimento, Mariana Guimarães, Ney Coelho, Paula Fidelis, Solange Pessa.

Outras informações:

Site: www.casamariademagdala.org