Niterói comemora Dia Mundial sem Tabaco PDF Imprimir E-mail

Dia_Mundial_sem_TabacoA Policlínica Regional Sérgio Arouca, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), comemora nesta terça-feira (31/05), a partir das 9h, o Dia Mundial sem Tabaco, em atenção aos termos estabelecidos na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, um tratado internacional criado em resposta à epidemia do tabaco, do qual o Brasil é um dos 172 países signatários. O tabagismo, de acordo com dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS), mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, sendo 200 mil brasileiros. Segundo os organizadores, a informação, aliada à educação, é a ferramenta mais poderosa para proteger a população dos males provocados pelo hábito de fumar. A coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Cristina Cantarino, fará palestra sobre o tema, nesta terça-feira para os deputados, em Brasília. Os congressistas estarão votando diversas leis sobre o assunto.

Para conscientizar as pessoas de que o fumo só faz bem aos que comercializam o cigarro, a policlínica programou palestras sobre os malefícios do fumo e a exibição de vídeos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), somente 5% dos que tentam parar de fumar sozinhos conseguem após um ano.  Ainda segundo a SBC, as mulheres são as mais afetadas com o tabagismo e perdem 14 anos de vida pelo cigarro.

Unidades  atendem tabagistas

Para os que querem realmente parar de fumar, a FMS divulgou listagem das unidades de Niterói que estão oferecendo tratamento aos usuários tabagistas. Os serviços podem ser encontrados na Policlínica Comunitária de Jurujuba (Tels.: (21) 2704-9638 / 9668). No entanto, está disponível apenas para pacientes inseridos no Programa Médico de Família do bairro (PMF); no módulo do PMF do Preventório I, também para pacientes inseridos no PMF desta unidade; Policlínica de Itaipu (Tels.: 2609-6368 e 2709-1579),  Policlínica Regional Sérgio Arouca (2610-8975 e 2711-2366), e no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap - 2629-9073 / 2419 e 2420). É necessário apresentar documento de identidade.