Niterói participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite PDF Imprimir E-mail

Neste sábado (18/06), das 8 às 17 horas, a coordenação do Programa Municipal de Imunização, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai participar da Primeira Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Nessa mesma data, terá início a Campanha Contra o Sarampo. Para isso, serão mobilizados cerca de 900 profissionais que atuarão em aproximadamente 95 postos de vacinação, distribuídos por todas as unidades básicas de saúde, policlínicas comunitárias e regionais, módulos do Programa Médico de Família (PMF) e em escolas, igrejas e creches do município. A meta é imunizar contra a poliomielite, num só dia, 95% da população de crianças de até 4 anos.

A poliomielite ou paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito que acomete em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas ao falar, tossir ou espirrar.

Em 1989, foi registrado no país o último caso de poliomielite e, em 1994, o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação. No entanto, em alguns países a doença ainda é endêmica e por isso ainda há risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil.

Sarampo - É uma doença viral, extremamente contagiosa, transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas através das secreções respiratórias ao tossir, falar ou espirrar. Caracteriza-se pelo surgimento de pintinhas vermelhas na pele, febre, coriza e conjuntivite. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte. Apesar de estar controlada em nosso país desde o ano 2000, existem vários países no mundo em que há circulação endêmica do vírus, o que tem provocado o risco de reintrodução da doença em nosso país.

A Campanha Contra o Sarampo vai até o dia 22 de julho. A meta é imunizar com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba, também 95% da população de crianças com idade entre 01 e 06 anos.

Sendo assim, para manter nosso país livre da paralisia infantil e do sarampo, todas as crianças, desde os recém-nascidos até as crianças com seis anos de idade, mesmo com a vacinação em dia, devem ser levadas a um dos postos de vacinação com seu cartão de vacinas. Em cada posto, será realizada triagem para avaliação da situação vacinal e indicação de cada vacina, de acordo com a idade da criança.