Atividades no Campo de São Bento celebram o mês do Meio Ambiente PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói promove, amanhã (sábado, 18 de junho), a troca de lixo reciclável como garrafas pet e latas por uma ecobag. A ação será realizada no Campo de São Bento, a partir das 9h, como parte da programação do Mês do Meio Ambiente de Niterói.

O evento acontece ao longo do dia, com direito a uma apresentação dos músicos do Projeto Aprendiz, da Prefeitura. Para aguçar a curiosidade da garotada, professores e alunos do Departamento de Veterinária da UFF vão orientar o “estudo” em microscópios que serão levados para o parque. Além disso, técnicos da secretaria darão informações sobre educação ambiental.

Em prosseguimento à programação do Mês do Meio Ambiente de Niterói, na próxima segunda-feira, dia 20, será realizado um mutirão de reflorestamento no Morro da Armação, em Ponta D’Areia, a partir das 9h. Com a ajuda do pessoal da Marinha e 40 alunos do Pró-Jovem, serão plantadas 350 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

“Há dez anos, fizemos o primeiro reflorestamento no Morro da Armação. De lá para cá, o local pegou fogo três vezes em incêndios provocados por balões. Mesmo assim, já para perceber a olho nu o crescimento da mata no local”, conta o Subsecretário de Sustentabilidade Ricardo Harduim.

O reflorestamento do Morro da Armação faz parte da meta de compensação da Secretaria para se tornar o primeiro órgão do executivo do Rio de Janeiro a neutralizar suas emissões de gás carbônico e ser Carbono Neutro. Para isso, até o final do ano, terá que plantar 1.500 árvores.

Um outro plantio será feito no sábado, dia 25, por escoteiros, na Comunidade do Jacaré, a partir das 9h. No dia 30, a Secretaria promove o seminário de relançamento do Projeto Eucalipto, no Parque da Cidade, às 14h.