Secretaria de Meio Ambiente de Niterói promove debate no Parque da Cidade PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói vai retomar o projeto de substituição de espécies de eucalipto por mudas  de árvores da Mata Atlântica, no Parque da Cidade, localizado no Morro da Viração, em São Francisco. Para dar início ao projeto, será realizado um seminário, no próximo dia 30, quinta-feira, no Centro de Visitantes do Parque da Cidade, a partir das 14h.

“Inúmeros eucaliptos foram plantados no Parque. Esta espécie, porém, é inadequada para essa área, pois absorve muita água, além de ocupar o espaço das árvores nativas, o que dificulta a formação de nichos ecológicos das nossas espécies originais. Há cerca de dez anos, fizemos uma primeira troca de eucaliptos por espécies de Mata Atlântica e agora daremos continuidade a esse processo”, informa o subsecretário de Meio Ambiente, Eurico Toledo.

Ele e outros integrantes da equipe da Secretaria serão os responsáveis pelas palestras que integram o seminário de relançamento do “Projeto Eucalipto”. Dentre os temas que serão abordados estão os aspectos ecológicos do ecossistema local; a prevenção de acidentes pela iminente queda de grandes exemplares de eucalipto e os benefícios na melhoria de qualidade de vida coletiva em função da restauração da Mata Atlântica.

Com o “Projeto Eucalipto”, a Secretaria encerra as atividades do Mês do Meio Ambiente que, ao longo de junho, apresentou uma programação variada em vários pontos da cidade.

O plantio de árvores nativas da Mata Atlântica faz parte da estratégia da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói de se tornar o primeiro órgão do executivo do Rio de Janeiro a neutralizar suas emissões de gás carbônico.  Para alcançar a meta Carbono Neutro, a Secretaria terá que plantar 1.500 árvores até o final do ano.