Niterói já recolheu 176 porcos de vias públicas da cidade PDF Imprimir E-mail

apreensaodeporcosNesta quarta-feira (29-06), o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devig), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), realizou a sexta operação para recolhimento de porcos das ruas da cidade. A operação começou pelo bairro do Barreto, na parte da manhã, seguiu até a noite nos bairros do Fonseca, Cubango e Bairro de Fátima e recolheu 29 porcos. Somando todas as operações já são 176 porcos apreendidos em vias públicas de diversos bairros de Niterói, em pouco mais de um mês de trabalho.

Os animais recolhidos estão sendo levados para o curral de uma empresa, no município de Itaboraí, que firmou convênio com a FMS, onde os animais ficam aguardando pelos proprietários por um período máximo de 10 dias. De acordo com o chefe do Devig, Zamir Martins, os porcos podem ser resgatados mediante a comprovação de propriedade e pagamento de multa (no valor de R$ 350) e outras despesas referentes à permanência dos animais no local.

Ainda de acordo com Zamir Martins, os animais que não forem resgatados pelos proprietários, após o período estabelecido, passam por exames, são vacinados, vermifugados e permanecem em quarentena até serem destinados a leilão. "O recolhimento dos porcos das ruas tem vários aspectos positivos, principalmente impedir acidentes de trânsito em vias públicas e a proliferação de insetos que acabam sendo atraídos pelo lixo revirado pelos porcos", explicou Zamir Martins.